Centro estava com funcionamento ameaçado por falta de contrato. Valor do novo acordo é de R$ 186 milhões e vale por 24 meses
A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES/DF) assinou, nesta quinta-feira (25/8), um novo contrato com o Instituto de Cardiologia e Transplantes do Distrito Federal (ICTDF). O último contrato da pasta com o centro havia vencido em abril de 2021 e, desde então, a sustentação financeira era uma preocupação dos dirigentes do ICTDF.
O valor do novo acordo é de R$ 186 milhões e vale por 24 meses podendo ser prorrogado por mais 3 anos. A intenção é viabilizar o atendimento de 80 cirurgia cardíaca adulta e 23 pediátricas, por mês.
Entre as ampliações do novo contrato estão a oferta de atendimento emergencial para infarto agudo do miocárdio (IAM). Cirurgias neurológicas e transporte de pacientes também são serviços inclusos no novo acordo.
O ICTDF é uma instituição privada sem fins lucrativos, administrada pela Fundação Universitária de Cardiologia (FUC). Referência no país, é responsável pelo atendimento de 95% dos pacientes com doença cardiovascular no DF. Destaca-se, também, como um dos maiores centros multitransplantadores na região Centro-Oeste, realizando transplantes de coração, fígado, rim, córnea e medula óssea.