A limpeza das cidades foi o destaque da atuação do programa de preservação e manutenção do Distrito Federal; o serviço foi feito preventivamente na seca para minimizar transtornos no período chuvoso e foi fundamental para o combate aos focos de dengue
Programa permanente de preservação e manutenção das cidades, o GDF Presente chega ao final de 2024 ainda mais atuante no Distrito Federal. Este ano, foram mais de 155 mil toneladas de entulhos retiradas nas regiões administrativas e mais de 79 mil toneladas de massa asfáltica utilizadas na recuperação viária. Destaque ainda para os serviços de topografia, engenharia e arquitetura que passaram a integrar os trabalhos das equipes registrando, juntos, 1.204.397,6 m² de área trabalhada.
“Os números refletem esses cinco anos e meio de programa. Um programa que nasceu de maneira natural por uma necessidade e que, aos poucos, foi criando força. É um trabalho que tem refletido na qualidade de vida das pessoas. É um belíssimo programa de governo que se supera a cada ano. Esperamos continuar superando esses números e trazendo a cidade para um ambiente mais agradável de se viver”, destaca o secretário de Governo, José Humberto Pires de Araújo.
Para o subsecretário de Operações nas Cidades, Marco Aurélio de Carvalho, o grande destaque deste ano foi o serviço de recolhimento de entulhos e inservíveis, que foi reforçado em função do combate à dengue e o enfrentamento às chuvas para minimizar transtornos como alagamentos e enxurradas durante o período chuvoso.
“Fizemos um trabalho preventivo intenso na seca para ter esse processo todo funcionando a contento na época da chuva. Fizemos a limpeza das redes pluviais para dar mais segurança à população, porque são as bocas de lobo que captam toda essa água das chuvas e, se estiverem entupidas, vão ocasionar danos e inundações”, afirma Carvalho. Também reforçam o trabalho os serviços de roçagem – um total de 819.510.322,38 metros quadrados – e de podas – com 89.817 unidades suprimidas.
Outro serviço fortalecido durante este ano foi o de pavimentação e de recuperação asfáltica. Só este ano foram 1,7 mil km de melhorias em vias não pavimentadas e 231,38 km de estradas rurais criadas. “Temos melhorado muito a área rural. É impressionante a melhoria das vias não pavimentadas e fazemos isso em parceria com o cidadão. A própria comunidade hoje participa do programa. Isso é muito bacana”, defende o secretário de Governo.
No próximo ano, o programa estará ainda mais fortalecido com a criação da descentralização do serviço da Novacap a partir da criação de cinco regionais em Planaltina, Gama, São Sebastião, Taguatinga e Ceilândia/Sol Nascente. “Esse serviço junto com o GDF Presente vai melhorar substancialmente o tempo de resposta, porque vamos estar mais próximos do cidadão. Vamos unir forças e a resposta vai ser maior e melhor”, aponta José Humberto Pires de Araújo.
Além disso, a intenção para 2025 é adquirir mais equipamentos e insumos para o programa. “Queremos fortalecer, aumentar a eficiência e avançar em a favor da comunidade, incorporando mais maquinário, como caminhões, pá mecânica, patrol e caminhão pipa, e mais insumos, como brita, areia e cimento”, anuncia o subsecretário de Operações nas Cidades.
Funcionamento
Criado em julho de 2019, o GDF Presente é uma desdobramento do SOS DF, que atuou por quatro meses em áreas da cidade que necessitavam de recuperação emergencial. O programa visa garantir a manutenção e a atuação em circunstâncias de emergência por meio de 14 polos distribuídos em 35 regiões administrativas com apoio de diversos órgãos do Governo do Distrito Federal (GDF).
Sob coordenação da Secretaria de Governo, o programa conta com a Secretaria Executiva das Cidades, a Subsecretaria de Operações nas Cidades, as administrações regionais, o Serviço de Limpeza Urbana (SLU), a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), a Companhia Energética de Brasília (CEB), o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Seagri), a Secretaria de Administração Penitenciária (Seape), o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF), a Companhia Ambiental de Saneamento do Distrito Federal (Caesb), a Secretaria da Proteção da Ordem Urbanística — DF Legal e Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso (Funap), vinculada à Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus).
Entre os principais serviços realizados pelo programa estão a coleta de entulhos e inservíveis, a recuperação asfáltica e da sinalização horizontal e vertical, os serviços de poda e roçagem e a manutenção de redes e de vias não pavimentadas. “Esse programa nasceu para cuidar e fazer a zeladoria das cidades de forma constante e diária. Temos 14 polos que são o somatório de até quatro regiões. Cada uma delas é atendida semanalmente pelo seu polo em conjunto com os outros órgãos, que nos apoiam com equipamentos, insumos e mão de obra”, explica Marco Aurélio de Carvalho.