DF inicia vacinação contra a gripe nesta terça-feira (25) com 100 pontos de atendimento
A partir desta terça-feira (25), a vacinação contra a gripe (influenza) estará disponível em mais de 100 pontos de vacinação no Distrito Federal. A campanha é voltada para grupos prioritários, incluindo idosos a partir de 60 anos, crianças de 6 meses a 5 anos e 11 meses, gestantes e professores das redes pública e privada. No total, cerca de 1,2 milhão de pessoas no DF estão aptas a receber a vacina.

“Contamos com uma rede robusta de Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e uma estrutura logística adequada para garantir o fornecimento das doses. Convidamos os grupos prioritários a se vacinarem para garantir a proteção contra a doença”, afirmou o secretário de Saúde, Juracy Cavalcante Lacerda Júnior.
Na última sexta-feira (21), o Distrito Federal recebeu o primeiro lote de 80 mil doses da vacina, enviadas pelo Ministério da Saúde. O ministro Alexandre Padilha entregou os imunizantes pessoalmente na Rede de Frio da Secretaria de Saúde (SES-DF).
“A vacina reduz os casos graves e as mortes, além de contribuir para a proteção de toda a comunidade, diminuindo a capacidade de disseminação do vírus”, destacou o ministro.
A vacina contra a gripe é atualizada anualmente com base nas cepas mais prevalentes. Mesmo aqueles que já se vacinaram em anos anteriores devem comparecer para garantir a nova dose, que em 2025 protege contra os vírus H1N1, H3N2 e B.
Documentos necessários para a vacinação
Para ser vacinado, é necessário comparecer a um dos pontos de vacinação com um documento de identificação e, se possível, a caderneta de vacinas. Dependendo do grupo prioritário, pode ser solicitado um comprovante da situação médica ou profissional, como crachá ou contracheque.
O imunizante contra a gripe pode ser administrado juntamente com outras vacinas, permitindo a atualização simultânea de vários esquemas vacinais.
Fonte: Vinicius Nader /Agência Brasília